UNADJUSTEDNONRAW_thumb_1218.jpg

TUBA!

(ibinda) v. |fala| |falar|, declarar, relatar, expôr

O que é TUBA!?

TUBA! é um informe que visa re-significar a forma de abordar a violência contra a mulher em Angola.

De origem Ibinda, uma das línguas angolanas faladas na região de Cabinda, "tuba" significa falar ou fala. Aqui a usamos no sentido de declarar, relatar ou expôr. 

A decisão de iniciar uma publicação feminista semestral baseada na realidade Angolana deriva do compromisso do Ondjango Feminista com o engajamento crítico e informado, tanto a nível formal como informal, sobre a violência de género.

TUBA! tem como objectivo dar visibilidade e tornar inquestionável a lamentável condição em que vivem, sofrem e morrem muitas mulheres e meninas em que vivem, sofrem e morrem muitas mulheres e meninas em Angola. A sua relevância explica-se pelo facto de ser a primeira dedicada a abordar sobre exclusivamente sobre os direitos e condição social das mulheres a partir de uma perspectiva feminista.

A primeira edição do TUBA! será lançada em Dezembro de 2017, no dia 10 de Dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. O timing é particularmente importante porque coincide com o final campanha internacional dos 16 Dias de Activismo contra Violência baseada no Género, que o Ondjango Feminista observou começando com uma Marcha de Repúdio à Violência Contra as Mulheres no dia 25 de Novembro, Dia Internacional de Luta pela Eliminação de Todas as Formas de Violência Contra a Mulher. 

Com isto, pretendemos catalisar um engajamento crítico e informado, tanto a nível formal como informal, sobre a violência de género, e assim contribuir para a realização de uma sociedade angolana onde todas as meninas e mulheres sejam de facto livres e possam viver de forma plena e autónoma.


Edições

 Aceda às diferentes edições do TUBA! abaixo:


Procuram-se COLABORADORAS!

UNADJUSTEDNONRAW_thumb_1189.jpg

A elaboração do TUBA! só é possível por causa do apoio voluntário de colaborados nas suas várias áreas de expertise.

Em todas as edições, é sempre necessária ajuda com as seguintes tarefas:

1) Recolha de Dados: Consiste numa contribuição para a pesquisa de dados, seja ela com o objectivo de ir ao campo (ir buscar a pesquisa a instituições), ou mera pesquisa online.

2) Acção: Contribuir com trabalho de campo, no caso de questionários, entrevistas, e relatos. 

3) Opinião e Análise: Escrever textos de opinião e análise sobre o tema em causa.

4) Fotografia e Design: Contribuir com fotografias, desenhos e colagens ou na montagem do informe.

5) Edição e Correcção de Textos

Se estás interessada em contribuir entra em contacto connosco através do nosso email: ondjangofeminista@gmail.com