FAOFEM'17

Saudações Feministas!

Nesta segunda edição do FAOFEM - Fórum Anual do Ondjango Feminista - “Reivindicando os nossos espaços, Ampliando as nossas vozes”, reflectimos sobre o exercício dos nossos princípios ideológicos feministas e identificamos locais estratégicos onde eles possam ser desenvolvidos ou aprofundados.

Para dar início a esta reflexão, encontraremos os nossos focos de partida nos campos concretos e abstratos do espaço e da voz. O espaço é analisado como lugar físico e como conceito a compreender e a ocupar na sua dimensão política e social. A reivindicação do espaço denota uma acção de busca e de mobilização para recuperar territórios confiscados, nunca cedidos ou parcialmente disponibilizados. O reencontro desses lugares previamente retidos e não alcançados, vai incitar-nos a vincar a nossa presença.

Ouvimos a voz como instrumento de comunicação pessoal e como ferramenta de formulação de ideias colectivas e de movimentos transformadores. Recorremos à ampliação quando notamos a presença contida ou restrita de vozes com o objectivo de expressar um posicionamento específico, de apresentar uma ideia ou projecto, ou de produzir conteúdo de carácter subversivo.

Interrogamo-nos sobre a concretização dessas acções em torno de uma visão feminista onde prevalece a defesa dos direitos das mulheres, o engajamento pela da igualdade de género, a crítica e a luta pelo fim de uma estrutura patriarcal interligada a outros sistemas de opressão social no nosso contexto angolano específico.

Decorrendo nos dias 24 e 25 de Junho, com uma audiência estimada em 150 mulheres de várias províncias, ocupações, idades, e experiências, o o FAOFEM'17 incluirá actividades diversas como painéis de discussão, workshops temáticos, seminários, momentos de convívio, e uma feira - que promoverão a troca de conhecimentos e fortalecimento de capacidades das participantes bem como a criação de um ambiente de empoderamento para promover a solidariedade entre as mulheres e solidificar o compromisso com a questão da justiça social.  

Os nossos fóruns são plataformas de aprendizagem e debate sobre as várias questões que afectam as mulheres em Angola a partir de uma perspectiva feminista. Através deles, e também nos encontros, criamos estratégias colectivas de acção contra a violência sexista e todas as formas de opressão e nos solidarizamos para a construção do movimento feminista angolano.

O acesso ao fórum é gratuito. 

Contamos com a participação de TODAS!

 

 

Solidariedade Feminista - MULHERES REFUGIADAS NA LUANDA NORTE

 Foto:  UN Photo/Albert Gonzalez Farran . Creative Commons  BY-NC-ND .

Foto: UN Photo/Albert Gonzalez Farran. Creative Commons BY-NC-ND.

Enquanto mulheres feministas, acreditamos que a causa das mulheres só será vencida se actuarmos a partir da compreensão de que as nossas opressões estão interligadas. Por isso, pensamos o FAOFEM também como uma plataforma para solidariedade entre as mulheres.

 Este ano, pretendemos juntar os nossos esforços para apoiar as mulheres que se encontram nos campos de refúgio de Sengue e Kamaku, na província da Lunda Norte.

Dados do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados sobre os refugiados do conflito no leste do Congo, confirmam que as mulheres são as principais vítimas dos conflitos armados. Das 25 269 pessoas concentradas nos campos, 72% são mulheres e crianças. As condições em que se encontram atentam contra a sua dignidade humana, pois nessas situações as mulheres estão sujeitas a todo tipo de privações e violências.

Desta feita, pedimos a colaboração de todas as participantes do fórum no sentido de contribuir para aliviar o sofrimento dessas mulheres, nossas companheiras, através da doação de produtos de higiene pessoal (pensos higiénicos, sabonete/sabão, pasta de dentes), fraldas, roupas e cobertores.

A recolha dos produtos será feita ao longo dos dois dias do fórum.

 

Inscreve-te aqui:

Informação importante:

🍴  Alimentação: Almoço e lanche incluído (todas as refeições são vegetarianas). 

🚙  Transporte: Boleia solidária, vamos criar um grupo onde as participantes podem combinar entre elas as boleias possíveis

🏠  Alojamento: Não está incluído no Fórum, mas algumas participantes já se disponibilizaram a partilhar a sua casa. Contacta-nos para mais informação. 

Queres participar na Feira FAOFEM?

Na perspectiva de incentivar e apoiar o empoderamento económico e financeiro das mulheres, o Fórum vai incluir uma feira que tem como objectivo criar oportunidade para as mulheres empreendedoras (de forma individual ou em cooperativas), exporem e comercializarem os seus trabalhos.

A participação na feira é aberta a todas as mulheres expositoras, mas serão privilegiadas mulheres de comunidades carentes que se dedicam ao artesanato e a produção de outros produtos manufaturados a partir de produtos reciclados e/ou naturais.

O acesso ao espaço da feira é gratuito, e podemos coordenar boleias para facilitar o transporte das expositoras interessadas e dos seus produtos.
Participe!

Caso esteja interessada, por favor contactar-nos por telefone (992 111 293) ou email (ondjangofeminista@gmail.com) até ao dia 15 de Junho. Aguardamos por ti!

 

Sobre a edição passada do FAOFEM