Levantemos mulheres! Direitos, justiça e democracia, agora

Levantemos mulheres! Direitos, justiça e democracia, agora é o tema que norteará as acções do colectivo Ondjango Feminista ao longo do ano 2022. Na escolha deste tema, fomos impulsionadas pela necessidade de continuarmos a pontuar no espaço público discussões ligadas aos desafios conjunturais e estruturais que coartam a autonomia das mulheres e a colocar-nos numa condição de constante e sistemática precariedade, vulnerabilidade e exploração socioeconómica, política, cultural e sexual.

 Face ao desafiante contexto que o país apresenta, duas questões em particular nos preocupam e serão abordadas de maneira transversal nas nossas diferentes acções ao longo do ano: a violência obstétrica e a fraca representação dos interesses das mulheres nos processos políticos e/ou democráticos.

 Ao falarmos sobre a violência obstétrica, pretendemos dar continuidade ao trabalho iniciado na 5ª edição do TUBA!, o nosso informe anual, desvendando e denunciando as várias facetas da violência institucional patriarcal que, na forma de mortalidade materna, ceifa a vida de centenas de mulheres pais afora. Ao destacar este assunto, pretendemos realçar não só a urgência da construção de infraestrutura e serviços adaptados às diferentes realidades e condições das mulheres, pautando pela humanização dos serviços de saúde maternal; mas também a necessidade de criar um ecossistema de saúde pública que respeite a autonomia feminina e garanta às mulheres o usufruto de uma maternidade segura e prazerosa.

Entendendo que a participação política das mulheres é essencial para a consolidação democrática e para a materialização das diferentes dimensões dos seus direitos, o tema do ano também sublinha a legitimidade e importância de um posicionamento feminista das mulheres perante os processos políticos do país, inclusive o processo eleitoral actualmente em curso. Ao abordar este assunto, o colectivo pretende estabelecer uma posição clara e assertiva na defesa de uma democracia plural, transparente, representativa, inclusiva e, por que não, pautada em ideais feministas.

 Em suma, Levantemos mulheres! Direitos, justiça e democracia, agora reitera o compromisso do colectivo com o activismo e advocacia em prol de políticas e processos de transformação que garantam os direitos das mulheres de uma forma justa e democrática. Ao mesmo tempo, Levantemos Mulheres! é uma exortação para acção e uma afirmação do poder transformador da solidariedade e mobilização das mulheres, particularmente organizadas em tornos de pautas feministas, na luta pelos seus direitos e por uma sociedade justas e democráticas. Assim, o tema centraliza e reforça o espaço, a voz e o poder colectivo das mulheres como agentes de mudança social e actores-chave nos diferentes sectores da vida pública.

Levantemos mulheres! Direitos, justiça e democracia, agora foi também o tema do primeiro evento público do colectivo Ondjango Feminista para o ano 2022, que ocorreu no dia 18 de Março de 2022, pelas 18h00, no Centro Cultural Brasil-Angola (CCBA).

Com um painel formado por três co-coordenadoras do colectivo, nomeadamente, Âurea Mouzinho, Laurinda Gouveia e Sizaltina Cutaia, o evento teve como objectivos contextualizar a escolha do tema anual e apresentar as perspectivas de actuação do colectivo para o ano corrente. Também proporcionou uma oportunidade de debate aberto sobre as abordagens e estratégias do colectivo em relação às temáticas da violência obstétrica e participação política das mulheres.

Previous
Previous

FAOFEM 2022 - BALUMUKENU! SOMOS AQUELAS POR QUEM TEMOS ESPERADO.

Next
Next

Acção conjunta de advocacia - Apoio à Vítima de Violência no OGE 2022