A geração recente de feministas angolanas: afirmação, legado e desafios

POR CECÍLIA QUITOMBE

Estamos perante uma geração de feministas que são desafiadas diariamente com o enfrentamento do machismo, muitas vezes reproduzido pela família, colegas da escola, amigos de infância, colegas de trabalho, e outros grupos próximos. Mas esta geração, sabe bem o que quer, reconhece bem as artimanhas do sistema, por isso, cria consensos quando possível e desliga-se quando necessário.

Read More
Ondjango Feminista
Um novo olhar sobre nós

POR LEOPOLDINA FEKAYAMÃLE

Tudo o que desejo é que as mulheres que perderam o amor-próprio o resgatem; aquelas que o construíram com base em odiar outras o reconstruam de formas diferentes e em paz.

Read More
Ondjango Feminista
Mulheres resilientes, comunidades sustentáveis: o exemplo dos Gambos

As mulheres tiveram um papel determinante durante e depois da  construção dos sistemas de retenção de águas pluviais, nomeadamente na participação da identificação do espaço; na mobilização de outras mulheres para a participação no processo; na limpeza do local de construção dos sistemas; na participação no trabalho de preparação da alimentação das membras e membros envolvidos no processo de escavação do buraco e construção; etc.

Read More
Ondjango Feminista
O Meu Aprendizado No FAOFEM'18

Por Cássia Clemente

Refletir sobre identidades, privilégios e igualdade nem sempre é uma tarefa fácil. Afinal, desempenhamos vários papéis sociais, comportamos crenças e valores que incidem na construção da nossa identidade. Quanto aos privilégios, a primeira dificuldade reside em entender: O que são privilégios? Quem são os privilegiados? Em seguida, abordá-los pode parecer uma afronta, sobretudo em uma sociedade manifestamente desigual. Entretanto, este constituiu um dos grandes desafios do FAOFEM 2018. 

Read More
Aline Frazão