Seguiremos em marcha até que todas sejamos livres!

POR LEOPOLDINA FEKAYAMÃLE

Toda a jornada de activismo social em prol de uma causa, não importa qual seja, muitas vezes requer das pessoas que se propõem a passar por ela, retirar do seu tempo e espaço para dedicar atenção em largos momentos da sua vida à causa que defendem. O processo de constante consciencialização na jornada de activismo é um dos mais importantes pois, citando a feminista e filósofa Djamila Ribeiro, “ninguém pode querer legitimidade para falar sobre o que ignora e desconhece”.

Read More
Ondjango Feminista
Parem de Matar as Mulheres

POR LEOPOLDINA FEKAYAMÃLE

Não podemos continuar a invisibilizar a violência contra as mulheres com discursos de que “toda a violência importa” ou “homens também são violentados” ou ainda “mulheres estão a se fazer de vitimas”. Mulheres têm sofrido por longos períodos de tempo por conta dessa invisibilização e justificação de que seus corpos podem ser feridos, maltratados, violentados e mortos. Tudo porque são vistas como sujeitos secundários que devem ser dominados. Chega!

Read More
Ondjango Feminista
Sim, um lugar à mesa, por favor.

POR PAULA SEBASTIÃO

Essa vivência solidária que nos obriga a pensar nas nossas diferenças é um exercício que começa com uma análise de quem deixamos ocupar esse espaço, como ocupamos esse espaço e como nos comunicamos nele. Se no espaço feminista deixarmos entrar todxs as mulheres, se na nossa agenda incluirmos, de facto, assuntos de todxs as mulheres e se realmente dermos voz a todxs as mulheres, talvez tenhamos  hipótese de caminhar em direcção a um espaço de solidariedade real.

Read More
Ondjango Feminista
Aqui estamos nós manas!

POR ISABEL GAVIÃO

Aqui estamos nós manas.
Entre o aroma e o sabor doce de um chá de caxinde;
Entre a nebulosa linha de um fumo de cigarro;
Entre gargalhadas sonoras e pujantes;
Entre canções que energizam os nossos corpos;
Entre conversas que aceleram os nossos corações,
E debates que provocam clics na nossa mente;
Aqui estamos nós manas.

Read More
Ondjango Feminista
A geração recente de feministas angolanas: afirmação, legado e desafios

POR CECÍLIA QUITOMBE

Estamos perante uma geração de feministas que são desafiadas diariamente com o enfrentamento do machismo, muitas vezes reproduzido pela família, colegas da escola, amigos de infância, colegas de trabalho, e outros grupos próximos. Mas esta geração, sabe bem o que quer, reconhece bem as artimanhas do sistema, por isso, cria consensos quando possível e desliga-se quando necessário.

Read More
Ondjango Feminista