2ª EXPO COLECTIVA - CANDIDATURAS ABERTAS!!

EXPOSIÇÃO COLECTIVA 2023

“ESTAÇÃO 21’02”

A exposição colectiva do Ondjango Feminista tem como objectivo fomentar a reflexão feminista por meio da arte. Mais especificamente, a expo procura realçar a arte como ferramenta de intervenção política que permite expor, criticar, e oferecer visões alternativas para a posição das mulheres na sociedade angolana.

Essa iniciativa surge com o objectivo de criar um espaço de reflexão sobre como as mulheres se relacionam com diferentes eventos históricos do País - os seus anseios, medos, frustrações e alegrias com o estado da nação. Ela nasce do desejo de ver representados e de registar em vários meios e de várias formas as nossas vivências passadas (de onde saímos), presente (onde estamos) e futuro (para onde iremos) enquanto sociedade e como as mulheres são definidas, se definem e também influenciam esta trajectória.

A exposição afirma o poder da arte como ferramenta de liberdade de expressão e de imaginação, pontuando que as mulheres artistas têm perspectivas sobre e para o País e o direito de ocuparem o espaço público para falarem por si mesmas sobre estes assuntos. É o então chamado artivismo feminista.

Porquanto a primeira edição da exposição abordou a independência de 1975, para a 2ª edição pretendemos sublinhar o aniversário da paz - 2002. Denominada ESTAÇÃO 21’02, a exposição é pensada como um projecto que visa olhar para o país 21 anos depois da proclamação da paz, e a partir disto, fazer uma projecção futurista feminista, através da qual as artistas representarão como o País será ou deveria ser passados 100 anos do fim da guerra.

Numa trajectória que começa em 2002, a Estação 21’02 não representa um ponto de chegada, mas sim duas paragens. A jornada continua para além deste ponto, embora seja um marco histórico importante. Portanto, a exposição é um início de conversa sobre os futuros que queremos construir.

Tal como a história e o presente, o futuro é um importante campo importante de contestação política. Tanto a arte como a reflexão feminista angolana raramente se debruçam sobre o futuro, a necessidade de imaginarmos e projectarmos alternativas para o País. Pensamos que isto é sintomático de um projecto político, económico e sociocultural que mantém as pessoas focadas em resolver problemas urgentes do dia a dia, cerceando a esperança de que as coisas possam ser radicalmente diferentes.

A exposição procura ir contra essa corrente, reivindicando o futuro e poder transformador das utopias como ferramenta de transformação social, e uma forma de exercitar a nossa responsabilidade colectiva com as futuras gerações.

Portanto, esta edição da exposição pensa a arte como mediadora dos nossos sonhos para o País enquanto mulheres feministas. Pensa nela como um meio de influenciar politicamente as esferas sociais, de ousar e romper barreiras estruturais e estruturantes; consolidando assim numa intervenção social e política.

ARTISTAS & OBRAS

O período de recepção das propostas para a participação na EXPO 21’02 começa no dia 22 de Setembro e termina no dia 6 de Outubro.
Para se candidatarem, as artistas deverão preencher um formulário (link no final da página), onde apresentarão um portfólio e uma proposta para a criação de uma obra inédita em resposta ao tema.

Poderão ser propostas obras em vários formatos: pintura, gravura, instalação, performance, música, poesia, spokenword, dança...

A selecção final vai priorizar uma diversidade de formatos e também de representação, tendo especial consideração com artistas angolanas, jovens, em início de carreira, de fora de Luanda ou de áreas periféricas dentro da capital, e pertencentes a grupos social, económica, sexual ou culturalmente marginalizados.

Acreditamos que o trabalho das artistas deve ser devidamente compensado. Por isso, à semelhança da última edição, cada artista seleccionada receberá uma bolsa para recompensar o seu esforço, reconhecer a sua contribuição e ajudar com os custos de produção.

As obras produzidas para a exposição são propriedade das artistas, sendo cedidas ao Ondjango Feminista durante o período da exposição.

CRONOGRAMA

22 Setembro - 06 Outubro Recepcão de candidaturas

07 - 12 Outubro Análise e selecção das candidaturas

13 - 15 Outubro Informação dos resultados das candidaturas às artistas

16 Outubro - 10 Novembro Criação das obras e reuniões semanais presenciais com as artistas

17 Novembro Abertura da exposição

CANDIDATURAS

Estamos a convidá-la você mulher, que se expressa através da arte, a fazer parte da exposição “ESTAÇÃO 21’02” do Ondjango Feminista. Faça a sua inscrição até ao dia 06 de Outubro, e venha fazer parte do início de uma conversa sobre o futuro que queremos construir para e com as mulheres. As candidaturas estão abertas!

Previous
Previous

Lugar de escrita - A Beleza das Coisas Frágeis

Next
Next

Lugar de escrita - O Ventre do Atlântico